fbpx

Estação Corinthians-Itaquera recebe exposição de Adoniran Barbosa

A estação Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha), na Zona Leste de São Paulo, recebe uma exposição do projeto “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa”. A mostra chegará à estação do Metrô SP a partir deste sábado (10) até dia 30 de novembro.

A EXPOSIÇÃO – São 11 imagens cedidas pelo acervo, que leva o nome do sambista, com informações sobre a vida e obra do homem que é um dos ícones da cidade. Conhecedor da Zona Leste, Adoniran deixou isso claro em muitas de suas músicas.

BIOGRAFIA – Nascido em 1910, em Valinhos-SP, o artista se mudou ainda jovem para Jundiaí e depois Santo André, até se estabelecer na capital paulista. A vida na metrópole influenciou diretamente sua obra, principalmente pelo cotidiano ligado ao rápido desenvolvimento da cidade e pelo modo de falar de vários imigrantes recém-chegados em São Paulo, principalmente italianos.

João Rubinato, conhecido popularmente como Adoniran Barbosa, trabalhou como pintor, encanador, varredor e muitas outras funções antes de se tornar radioator e compositor. Além de sua atuação no rádio, a carreira musical influenciou profundamente o samba paulista, com canções como “Trem das onze”, “Saudosa Maloca” e “Tiro ao Álvaro”, o que faz dele até hoje conhecido por várias gerações.

A exposição de Adoniran Barbosa também está disponível nas estações São Bento e Jardim São Paulo, ambas da  Linha 1 – Azul. Confira a programação cultural completa do Metrô SP.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *