Entrevista com Ciro Gomes feita em Americana
Durante a celebração dos 11 anos da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo), evento com cobertura da AGSP (veja matéria), nosso...


NOTÍCIAS - Osasco, 19 de janeiro de 2018
Biometria é obrigatória em 1.207 cidades para votar
 
Nas eleições de 2018 no Brasil a biometria - identificação por impressões digitais - deverá alcançar mais da metade do eleitorado brasileiro. A nova tecnologia começou a ser utilizada em 2008, e a meta é abranger toda a população até 2022. Este ano a Justiça Eleitoral prevê o cadastramento de mais 9,8 milhões de eleitores, totalizando 82,5 milhões (56,5% dos 146,5 milhões de brasileiros aptos a votar). Neste ano, a medida será obrigatória em 1.207 cidades, com prazo para cadastramento que variam por município.

DETALHES -
Nas cidades em que o cadastramento for obrigatório, os eleitores devem estar atentos ao prazo. Caso não cadastrem sua biometria, terão o título de eleitor cancelado e deverá ser emitido um novo documento. Você pode consultar se seu município faz parte da lista de obrigatórios no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de seu Estado, e os prazos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Documentos necessários
para cadastramento

RG original; ou
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc.); ou
Certidão de nascimento; ou
Certidão de casamento;
Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título;
Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente).

O objetivo de todo esse processo é dar mais segurança para o reconhecimento individual de cada eleitor brasileiro na hora do voto sem se embasar nos documentos. Além disso, a Justiça Eleitoral identificou muitas irregularidades em pleitos anteriores, como eleitores portando mais de um título ou utilizando documentos de pessoas já falecidas para cometer fraudes. Com a nova tecnologia da biometria isso pode ser evitado.

CONTATO - Quer uma assessoria para sua entidade? Entre em contato com nossa equipe pelo telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Ligue (11) 3681.6235 I 940.376.585 - mande sua mensagem pelo endereço equipe@gritasaopaulo.com.br ou acesse as redes - Facebook, Instagram, Flickr e YouTube.