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Telemarketing | Saiba como bloquear ligações dos serviços de telefonia, TV e internet

Uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece que até o dia 13 de julho as principais empresas de telemarketing apresentem uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas para oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo são as corporações alcançadas pela medida. Além disso, também deverão criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar seu desejo de não receber as ligações indesejadas.

DETALHES

A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela. Ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras. Sendo assim, o consumidor que registrar seu número na lista deixará de receber ligações das empresas citadas. O bloqueio é válido também para as ligações realizadas por robôs.

Um dos motivos do aumento de reclamações dos consumidores são os casos das quedas de ligações logo ao atender. Isso acontece por falha no sistema ou por falta de atendentes para transferência dos robôs. Com isso, a ligação do telemarketing é repetida no mesmo dia ao consumidor. Desde 2016 já são 83.829 reclamações registradas na Anatel.

As áreas técnicas da Anatel devem buscar medidas para combater este tipo de ligação mesmo de empresas não regulamentadas na Agência. Isto foi uma determinação do Conselho Diretor. Estudos de mercado estimam pelo menos um terço das ligações indesejadas no país realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações. Contudo, estes só podem prestados por empresas reguladas pela agência.

LISTA “NÃO PERTUBE” TELEMARKETING

Alguns estados já possuem este cadastro para consumidores. São eles São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo. O Procon de cada estado tem um site próprio para o consumidor cadastrar seu celular. Clique no nome do estado para acessar:

Para realizar a inscrição, basta preencher seus números de telefones, sejam fixos ou móveis. Assim, deverá aguardar uma senha recebida por e-mail e com ela será possível incluir e excluir telefones da lista. O prazo de bloqueio das ligações de telemarketing  é indeterminado e só perde a validade mediante cancelamento do próprio consumidor.

Após 30 dias da inscrição no cadastro, as empresas ficam proibidas de ligar para os números cadastrados. Ou seja, elas têm um mês para acessar o cadastro e então excluir os números inscritos da sua lista de chamadas.

 

 

 

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

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