Programa “Agora Tem Especialistas” | Pacientes do SUS começam a ser atendidos por planos de saúde
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a ser atendidos em hospitais de planos de saúde. A iniciativa é parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias e reduzir filas na rede pública. O modelo funciona por meio da conversão de dívidas das operadoras privadas com o SUS.
Em vez de ressarcirem valores em dinheiro, elas podem oferecer atendimentos de acordo com a demanda dos estados e municípios. O mecanismo pode movimentar até R$ 1,3 bilhão por ano em novos procedimentos, sem custo adicional ao sistema público.
É a primeira vez que o Governo Federal mobiliza a estrutura dos planos de saúde para levar mais atendimento à população pelo SUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde Alexandre Padilha acompanharam o início do atendimento desses pacientes na última quinta, dia 14 de agosto, em Recife.
Como funciona a participação dos planos de saúde no “Agora Tem Especialistas”
A oferta de assistência aos pacientes do SUS pelos planos de saúde precisa atender a demanda da rede pública de saúde em seis áreas prioritárias: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia e mais de 1,2 mil cirurgias nas diversas especialidades.
A adesão ao programa é voluntária. O primeiro passo para as operadoras é solicitar participação por meio da plataforma InvestSUS, na qual devem informar os serviços que têm a oferecer. O Ministério da Saúde, então, cruza essa oferta às demandas do SUS nos estados e município. Se a oferta de atendimento suprir as necessidades do Sistema Único de Saúde, a adesão é aprovada, e os contratos, firmados. A partir de então, o rol dos serviços especializados credenciados passa a ser disponibilizado.