Cuide bem do seu veículo antes de viajar nas férias
Não é nenhuma novidade o aviso para se cuidar bem do carro, ainda mais quando o assunto é viajar. Mas,
é sempre bom reforçar essa mensagem. Pensando nisso, o blogueiro do Auto Esporte, no G1, Denis Marum, oferece dicas básicas para analisar e resolver problemas de segurança no automóvel. Confira quais são!
1) O volante do carro trepida que nem a máquina de lavar
Se você não está pisando no freio e seu volante trepida, provavelmente o conjunto de roda e pneu precisa de balanceamento. As principais causas são pneus irregulares ou rodas amassadas. Se os pneus estiverem velhos (com mais de cinco anos de uso) e deformados ou as rodas estiverem tortas, o balanceamento não resolverá; talvez você tenha que substituí-los. Não espere o pior para tomar uma atitude.
Se a trepidação acontece quando você rela o pé no freio, seus discos de freio podem estar empenados. Será necessário substituí-los. Folgas excessivas no sistema de direção e suspensão também poderão gerar algum desconforto no volante em altas velocidades nas estradas. Primeiro passe no seu mecânico de confiança, para saber se a solução é somente a troca dos pneus ou um conserto mais complexo.
2) Na reta, você sente no volante que seu carro quer sair para um dos lados pista
É um sintoma de falta de alinhamento. Além da sensação ruim do carro puxar para um dos lados, ele estará consumindo mais combustível e, pior, gerando um desgaste acentuado na banda de rodagem do pneu.
Você já deve ter visto metade da banda de rodagem careca e metade em bom estado. É isso que acontece quando você não faz alinhamento a cada 10.000 km. Fique atento porque folgas excessivas em peças da direção e da suspensão podem impedir que alinhamento resolva o problema.
3) Ruído continuo em velocidades constantes
Ruídos agudos, tipo som de flauta, costumam vir da dianteira do carro, relacionados a correias, esticadores das correias, rolamentos do alternador ou até mesmo a um problema de desgaste no freio.
4) Ponteiro da temperatura encostando no vermelho?
É sinal de que o sistema de arrefecimento não está conseguindo retirar o excesso de calor que o motor está gerando. Esse diagnóstico deve ser feito por um profissional habilitado, mas comece olhando a mangueira de saída de água do radiador. Se ela estiver inchada (parecendo um joelho), com certeza sua válvula termostática deverá ser substituída. Como foi dito, a análise deve ser feita com um profissional.
Manutenção do veículo é fundamental para manter a segurança de sua família no dia-a-dia, ainda mais durante uma viagem