GeoReDUS | Plataforma auxilia no planejamento e monitoramento de políticas públicas baseadas em evidências espaciais
Ouça a matéria!
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, o Instituto ORI:ORO e a Agência de Cooperação Alemã GIZ Brasil, criou a plataforma GeoReDUS. Por meio do dispositivo, disponível gratuitamente, é possível ter acesso a diversos dados e informações intraurbanas georreferenciadas.
A GeoReDUS visa a apoiar gestores em políticas públicas, buscando auxiliar na mudança das cidades para caminhos mais sustentáveis, porém, as informações podem auxiliar diversas outras entidades e organizações.
A plataforma teve seu lançamento na quarta, dia 7 de maio, de forma online. Na ocasião foram apresentadas suas funções e objetivos. A GeoReDUS reúne e disponibiliza uma ampla gama de dados sobre moradia, demografia, saúde, educação, infraestrutura e outros serviços urbanos dos municípios brasileiros.
ORGANIZAÇÃO DA PLATAFORMA 👩🏻💻
Organizada de forma visual, intuitiva e interativa, a plataforma permite que usuários naveguem por mapas temáticos, visualizem e comparem indicadores sociais e urbanos diretamente sobre o território municipal.
Seu principal objetivo é fortalecer a capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisão dos gestores, promovendo políticas públicas baseadas em evidências espaciais. A GeoReDUS é especialmente útil para cidades que ainda não dispõem de sistemas próprios de informação territorial, oferecendo uma ferramenta acessível para democratizar o uso estratégico de dados e apoiar o desenvolvimento de cidades mais justas, eficientes e sustentáveis.
ASSISTA AO LANÇAMENTO OFICIAL DA PLATAFORMA ⏯️