Inteligência Artificial: desafio urgente para uma sociedade em transformação

Ouça a matéria!

 

Há uma nova revolução em curso. Silenciosa para alguns, assustadora para outros – e inevitável para todos. É a era da Inteligência Artificial.

Ao cruzar dados, identificar padrões e tomar decisões com base em algoritmos, a IA vem mudando rapidamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Na prática, é o ser humano ensinando a máquina a pensar, decidir e agir de maneira autônoma, muitas vezes, mais rápida e eficiente do que nós mesmos.

Mas esse avanço traz inquietações. Num cenário de incertezas e mudanças velozes, o que está em jogo é mais do que a inovação tecnológica. Falamos de emprego, de educação, de inclusão – ou da falta delas. Ainda discutimos como garantir acesso à internet em regiões periféricas e já somos desafiados por uma tecnologia que exige outro nível de letramento digital.

O impacto é real. Quem já tem domínio tecnológico tende a se beneficiar. Mas quem ficou para trás, corre o risco de ser deixado ainda mais longe. A IA não pede licença. Chega ocupando espaços, substituindo funções, criando novos dilemas éticos e embaralhando as fronteiras entre o que é verdadeiro e o que é simulado.”

Ainda não temos uma legislação clara sobre seus limites. E isso preocupa. Sem regulação, o risco de exclusão, manipulação e perda de direitos aumenta. A sociedade precisa agir, debater, legislar – e principalmente, formar pessoas para esse novo tempo.

A Inteligência Artificial não é boa nem má. É uma ferramenta. Cabe a nós decidirmos como usá-la. O que não podemos é ignorá-la. Precisamos estar prontos, atentos e comprometidos com um futuro em que a tecnologia sirva às pessoas – e não o contrário.

Daniel Lucas Oliveira

Diretor na Agência de Comunicação Grita São Paulo I Jornalista Formado I Pós-Graduação em Globalização & Cultura I Especialista em Comunicação Institucional I Consultor Político I Estratégico em Ações Políticas e Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *