Inteligência Artificial e sua interferência no mercado de trabalho são questões urgentes

Ouça a matéria!

 

O Observatório de Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou um relatório sobre as políticas de IA (Inteligência Artificial) no Brasil e como elas afetam o mercado de trabalho. O estudo, feito por especialistas de universidades conhecidas, fala da importância de criar regras e boas práticas para usar essa tecnologia de forma segura.

A professora Roseli Figaro, da ECA/USP, afirma:o relatório mostra os avanços do Brasil e ressalta a necessidade de uma lei que traga segurança tanto para investidores quanto para o governo. Sobre as regras, o relatório destaca que é preciso ter leis que protejam os direitos dos trabalhadores e tragam segurança jurídica.

Um exemplo disso é o Projeto de Lei 23/38, que está em discussão no Senado. Mas Roseli alerta a necessidade de mais esforços para garantir a proteção dos trabalhadores, especialmente com as mudanças trazidas pela tecnologia e as novas exigências do mercado de trabalho.

O relatório também fala sobre o desenvolvimento da IA no Brasil. Apesar de ser o líder na América Latina, comparado com países como México e Chile, o Brasil ainda está atrás no cenário mundial, especialmente em relação a países como os Estados Unidos e China. Recentemente, algumas iniciativas estão sendo feitas a fim de aumentar os investimentos em pesquisa e formação na área de IA, com planos para 2024 a 2028, que pretendem fortalecer a posição do Brasil nesse setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *