Unicef alerta | Mais de 12 milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso ao saneamento básico no Brasil
Ouça a matéria!
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) faz um alerta sobre a situação crítica vivida por 12,2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Essa parcela da população vive sem acesso adequado ao esgotamento sanitário, e 2,1 milhões que não têm acesso adequado à água. Essas condições expõem os jovens a riscos severos, comprometendo sua saúde e desenvolvimento em diversos aspectos.
CAMPANHA
Para chamar a atenção sobre o problema, o Unicef lança uma campanha em parceria com o personagem “Ratinho” do Castelo Rá-Tim-Bum, visando arrecadar fundos para projetos que ampliem o acesso à água, saneamento e higiene. A campanha, lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro, pretende mobilizar a sociedade a ajudar as crianças e adolescentes mais vulneráveis.
A campanha do Unicef conta com o apoio de parceiros como Instituto Claro, Huggies e Grupo Profarma. A audiência é convidada a fazer doações para ajudar escolas e comunidades vulneráveis.
CENSO 2022
Os dados sobre a falta de água e esgoto foram extraídos do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE. As regiões mais afetadas são o semiárido nordestino e a Amazônia, com quase 70% das crianças e adolescentes pretas ou pardas enfrentando problemas com esgotamento sanitário inadequado. As comunidades indígenas também estão em situação alarmante, com 25% sem acesso à água e 48% sem saneamento.