Modephac organiza abaixo-assinado pela preservação da Casa de Angola na cidade de Osasco. Participe da petição!
A Casa de Angola de Osasco é um importante patrimônio da cidade, criada em 2004 para estimular o intercâmbio cultural entre este município e a Cidade-irmã Viana, naquele país. Só existem duas Casas de Angola em espaços públicos, no Brasil: Osasco e Salvador, na Bahia. Somente a de Osasco tem uma arquitetura que remete às aldeias angolanas. Daí a importância de sua preservação.
Nos últimos anos a Casa foi abandonada e interditada pela Defesa Civil do Município. O Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Osasco (Modephac) é contra a desfiguração desse importante patrimônio.
➡️ OBJETIVO DA CASA
Sua criação foi um tributo à nação de onde veio o maior contingente de africanos traficados para Brasil, pela coroa portuguesa, durante mais de 300 anos. A Casa de Angola de Osasco recriou a atmosfera das aldeias angolanas: é composta por duas ocas ligadas por um galpão central projetado a fim da realização de eventos.
➡️ DESCASO
A cobertura foi feita em piaçava, para simular técnica construtiva tradicional daquele país. Uma das ocas funcionou como museu ao rico acervo presenteado por Angola, composto por livros, figuras sagradas, artefatos ritualísticos e indumentárias religiosas. A cobertura de piaçava está totalmente danificada por falta de manutenção e agora a Prefeitura quer substituí-la por telhas de barro, sob alegação de falta de recursos para refazer o telhado original.
Juntos pela preservação deste patrimônio histórico e cultural da nossa cidade!
✍🏻 CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO