Mostra inédita e gratuita em São Paulo | Centro Cultural Banco do Brasil apresenta movimento cinematográfico indígena
Ouça a matéria!
Mostra vai apresentar a produção realizada por cineastas de diversos povos indígenas do Brasil.
Chamada de “Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena”, a mostra é composta por 33 filmes que destacam o movimento cinematográfico indígena, entre filmes experimentais, documentários e filmes-performance. O festival, em celebração ao mês de conscientização sobre os povos indígenas, ocorre entre os dias 26 de abril e 25 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro de São Paulo, e sempre com entrada gratuita. A programação está disponível na íntegra no site oficial.
O evento reúne cineastas de diversos povos e regiões brasileiras como:
- Maxakali/Tikmũ’ũn;
- Kuikuro, Yanomami;
- Mbya-Guarani;
- Guarani Nhandeva;
- Tupinambá;
- Karapotó;
- Awa Guajá/Tentehara/Guajajara;
- Huni Kuin;
- Xakriabá;
- Mebêngôkre-Kayapó;
- Baniwa;
- Krahô;
- Xavante;
- Tupi;
- Fulni-ô;
- e Kaiabi.
Os filmes selecionados para o evento abordam temas como terra, território, rituais e a relação dos povos com a natureza, sempre a partir de uma perspectiva de autorrepresentação. A curadoria é de Olinda Tupinambá e Júnia Torres.
É extremamente importante que os povos possam fazer seus próprios filmes e é importante pensar em distribuir essas produções, pois só assim teremos a possibilidade de fortalecer o cinema nacional feito pelos povos indígenas”, disse Olinda, em nota.
Entre os destaques da mostra estão os primeiros filmes que foram dirigidos e filmados por mulheres Yanomami: Yuri uxëatima thë – A Pesca com Timbó e Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando.
A programação foi dividida em 17 eixos temáticos e inclui também atividades paralelas, como uma mesa-redonda, que será realizada no dia 30 de abril, às 18h, com a presença das curadoras e dos cineastas Sérgio Yanomami e Vincent Carelli. Há ainda duas sessões comentadas: uma dos filmes O Verbo se Fez Carne; Kaapora, o Chamado das Matas; e Ibirapema, que será realizada no dia 27 de abril, e outra com a exibição dos filmes Os Sonhos Guiam; Aguyjevete, Avaxi’i; e Bakish Rao: Plantas en Lucha, que acontece no dia 1º de maio.