Países do BRICS firmam parceria para a eliminação de Doenças Socialmente Determinadas
Ouça a matéria!
Os países do BRICS lançaram uma parceria com o objetivo de eliminar as chamadas Doenças Socialmente Determinadas (DSDs), enfermidades cuja ocorrência e gravidade estão diretamente ligadas à pobreza e à desigualdade. A iniciativa busca fortalecer a cooperação entre as nações, mobilizar recursos e avançar esforços coletivos para eliminação integrada dessas doenças.
É importante entender que existe um conjunto de doenças infectocontagiosas incidentes sobre populações pobres. Os determinantes sociais são o que fazem acontecer essa carga de doenças. Entre as doenças priorizadas pela ação da parceria estão tuberculose, hanseníase, dengue e malária – todas com prevalência no Sul Global.
Especialistas apontam que a tuberculose está sempre presente na nossa população da periferia das grandes cidades e nos fundões da nossa sociedade. A hanseníase, infelizmente uma doença milenar, também persiste em números elevados. Porém é necessário desenvolver medicamentos mais eficazes e menos tóxicos. Os atuais tratamentos, sobretudo contra a tuberculose, têm efeitos colaterais profundos e são difíceis de ingerir.
A parceria assinada pelo BRICS também aponta para a construção de uma agenda comum nos fóruns internacionais, ampliação de financiamento via bancos de desenvolvimento e uso de tecnologias como inteligência artificial, vigilância epidemiológica digital e plataformas interoperáveis.