Confira todos os governadores eleitos e reeleitos no 2º turno das eleições 2022
Ouça a matéria!
A Agência de Comunicação Grita São Paulo realizou domingo, dia 30 de outubro, transmissão histórica do 2º turno das eleições 2022. Trouxemos os resultados dos 12 estados e, praticamente, em tempo real, divulgávamos os números da disputa presidenciável, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para o seu 3º mandado com 50,90% dos votos válidos. Foi uma transmissão emocionante e disputadíssima em algumas localidades.
VIRADAS NO 2º TURNO
Dos 12 estados em disputas, em cinco deles houve virada: Rondônia, Mato Grosso no Sul, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul.
CONFIRA OS 12 GOVERNADORES ELEITOS E REELEITOS ?️
➡️ AMAZONAS
2º TURNO
Wilson Lima (União Brasil) – 52,65% dos votos válidos
Eduardo Braga (MDB) – 43,35% dos votos válidos
1º TURNO
Wilson Lima (União Brasil) – 42,82% dos votos válidos
Eduardo Braga (MDB) – 20.99% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Wilson Lima é formado em jornalismo e natural de Santarém (PA). Foi repórter, radialista e apresentador do programa Alô Amazonas. O vice-governador na chapa é Tadeu de Souza (Avante), 50 anos.
➡️ RONDÔNIA
2º TURNO
Coronel Marcos Rocha (União Brasil) – 52,47% dos votos válidos
Marcos Rogério (PL) – 47,53% dos votos válidos
1º TURNO
Coronel Marcos Rocha (União Brasil) – 20.99% dos votos válidos
Marcos Rogério (PL) – 37,05% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Coronel Marcos Rocha 54 anos é natural do Rio de Janeiro, formado em análise de sistema de dados, administração de negócios, e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Rocha também já foi secretário de Justiça de Rondônia. O administrador Sérgio Gonçalves (União Brasil), 48 anos, será o vice.
➡️ MATO GROSSO DO SUL
2º TURNO
Capitão Contar (PRTB) – 43,10% dos votos válidos
Eduardo Riedel (PSDB) – 56,90% dos votos válidos
1º TURNO
Capitão Contar (PRTB) – 26,71% dos votos válidos
Eduardo Riedel (PSDB) – 25,16% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – O empresário Eduardo Riedel, de 53 anos, foi candidato da federação PSDB/Cidadania em coligação com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT. Já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de ter sido secretário estadual de Governo e de Infraestrutura. O deputado estadual Barbosinha, do PP, é o candidato a vice.
➡️ ALAGOAS
2º TURNO
Paulo Dantas (MDB) – 52,33% dos votos válidos
Rodrigo Cunha (União Brasil) – 47,67% dos votos válidos
1º TURNO
Paulo Dantas (MDB) – 46,64% dos votos válidos
Rodrigo Cunha (União Brasil) – 26,79% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Paulo Dantas (MDB), atual governador do estado, eleito de forma indireta em maio. Dantas, 43 anos, é formado em administração de empresas. Deputado estadual, renunciou ao cargo para assumir o mandato-tampão como governador de Alagoas, após renúncia de Renan Filho. Também já foi prefeito de Batalha (AL), por dois mandatos consecutivos. Ronaldo Lessa (PDT), atual vice-prefeito de Maceió, será o candidato a vice.
➡️ BAHIA
2º TURNO
Jerônimo (PT) – 52,79% dos votos válidos
ACM Neto (União Brasil) – 47,21% dos votos válidos
1º TURNO
Jerônimo (PT) – 49,45% dos votos válidos
ACM Neto (União Brasil) – 40,88% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Jerônimo Rodrigues Souza, 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Rodrigues também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta vai ser sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.
➡️ PARAÍBA
2º TURNO
João Azevêdo(PSB) – 52,51% dos votos válidos
Pedro Cunha Lima (PSDB) – 47,49% dos votos válidos
1º TURNO
João Azevêdo(PSB) – 39,65% dos votos válidos
Pedro Cunha Lima (PSDB) – 23,9% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – João Azevêdo Lins Filho, 69 anos, atual governador da Paraíba, é engenheiro civil. Natural de João Pessoa, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Bayeux, secretário de Infraestrutura de João Pessoa e secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba. O atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (Progressistas), 33 anos, será o vice-governador.
➡️ PERNAMBUCO
2º TURNO
Marília Arraes (Solidariedade) – 23,97% dos votos válidos
Raquel Lyra (PSDB) – 58,70% dos votos válidos
1º TURNO
Marília Arraes (Solidariedade) – 23,97% dos votos válidos
Raquel Lyra (PSDB) – 20,58% dos votos válidos
SOBRE A VENCEDORA – Raquel Lyra, Servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, 44 anos, é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.
➡️ SERGIPE
2º TURNO
Rogério Carvalho (PT) – 48,30% dos votos válidos
Fábio (PSD) – 51,70% dos votos válidos
1º TURNO
Rogério Carvalho (PT) – 44,7% dos votos válidos
Fábio (PSD) – 38,91% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Fábio Cruz Mitidieri, 45 anos, é deputado federal por dois mandatos e também já foi vereador de Aracaju. Natural da capital sergipana, ele é formado em administração e já ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de Estado de Trabalho. Para vice, o partido anunciou o nome do empresário Zezinho Sobral (PDT), 57 anos.
➡️ ESPÍRITO SANTO
2º TURNO
Renato Casagrande (PSB) – 53,80% dos votos válidos
Manato (PL) – 46,20% dos votos válidos
1º TURNO
Renato Casagrande (PSB) – 46,94% dos votos válidos
Manato (PL) – 38,48% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – José Renato Casagrande, 61 anos, atual governador do Espírito Santo, nasceu no município de Castelo (ES). É formado em engenharia florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É casado e tem dois filhos. Foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. O vice na chapa é o ex-senador e empresário Ricardo Ferraço, 59 anos.
➡️ SÃO PAULO
2º TURNO
Tarcísio (Republicanos) – 55,27% dos votos válidos
Fernando Haddad (PT) – 44,73% dos votos válidos
1º TURNO
Tarcísio (Republicanos) – 42,32% dos votos válidos
Fernando Haddad (PT) – 35,70% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Tarcísio Gomes de Freitas é servidor público de carreira, 47 anos, é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia. Fez parte da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Trabalhou nas áreas de infraestrutura e investimento, foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e ministro da Infraestrutura. O vice na chapa é o administrador Felicio Ramuth.
➡️ RIO GRANDE DO SUL
2º TURNO
Onyx Lorenzoni (PL) – 42,88% dos votos válidos
Eduardo Leite (PSDB) – 57,12% dos votos válidos
1º TURNO
Onyx Lorenzoni (PL) – 37,50% dos votos válidos
Eduardo Leite (PSDB) – 26,81% dos votos válidos
SOBRE O VENCEDOR – Eduardo Leite, 37 anos, bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.
➡️ SANTA CATARINA
2º TURNO
Jorginho Mello (PL) – 70,69% dos votos válidos
Décio Nery de Lima (PT) – 17,42% dos votos
1º TURNO
Jorginho Mello (PL) – 38,65% dos votos válidos
Décio Nery de Lima (PT) – 29,31% dos votos
SOBRE O VENCEDOR – Jorginho Mello, 66 anos, nascido na cidade de Ibicaré (SC), foi vereador em Herval d’Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). A candidata a vice é a Delegada Marilisa (PL).
*Imagem destacada da matéria: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE