Dados do Ideb apontam que Educação Profissional, proposta na reforma do ensino médio, pode estimular interesse em cursos superiores

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A Educação Profissional é um dos fatores que tem estimulado estudantes a continuarem os estudos. Tendo como base dados indicadores dessa tendência, observados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Governo Federal pretende identificar ações que contribuíram para evitar a evasão dos alunos, e estimulá-los a buscarem, também, cursos superiores.

Criada com o intuito de preparar estudantes para o exercício de profissões, a Educação Profissional, prevista na reforma do ensino médio, foi alvo de críticas por supostamente estar mais voltada ao mercado de trabalho do que na formação acadêmica. Porém, ela pode trazer grandes avanços na permanência dos alunos nas escolas, além da continuidade nos estudos, chegando assim ao Ensino Superior.

O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da Educação Básica do País. Ao reunir dados sobre o índice de aprovação e de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, o Ideb averigua desempenho e indicadores de fluxo e trajetória escolar.

Cursos técnicos em áreas como saúde, meio ambiente, produção industrial, gestão e negócio poderiam estimular estudantes a cursarem medicina, farmácia, administração, contabilidade, ou mesmo engenharias ambiental, mecânica, elétrica ou de produção”, destaca o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

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