DataSenado e OMV divulgam 10ª Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher. Confira!

O Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), divulgaram no dia 28 de fevereiro os dados da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra Mulher. Elaborado a cada dois anos, o levantamento é parte de trabalhos dedicados a ouvirem as cidadãs brasileiras sobre aspectos relacionados à desigualdade de gênero e agressões contra mulheres no País.

Infelizmente, Rio de Janeiro, Rondônia e Amazonas são os estados com maiores índices de mulheres que declaram ter sofrido violência doméstica ou familiar provocada por homem. Durante a pesquisa, 21,7 mil mulheres com 16 anos ou mais foram entrevistadas em amostra representativa da opinião da população feminina do Brasil.

📊 DADOS ALARMANTES

Segundo a pesquisa, 68% das brasileiras têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência. Esse índice é ainda maior entre as tocantinenses (75%), acrianas (74%) e amazonenses (74%). Outros índices preocupantes são os de violência doméstica: os registros indicam aumento em todo o Brasil (74%), nos últimos 12 meses. O maior percentual de mulheres que afirmam o aumento da violência doméstica está no Distrito Federal (84%), e o menor, no Rio Grande do Sul (62%).

📄 CONHECIMENTO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA 

Menos de um quarto das mulheres (24%) afirma conhecer muito sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006). Esse índice é maior no Distrito Federal (33%), e menor no Piauí (17%), Maranhão (17%), Amazonas (17%), Paraíba (19%) e Pará (19%). A pesquisa mostra que cerca de metade das brasileiras acredita que a Lei Maria da Penha protege apenas em parte as mulheres contra a violência doméstica e familiar (51%), patamar semelhante ao das unidades federativas.

🔎 CONFIRA O LEVANTAMENTO

Daniel Lucas Oliveira

Jornalista formado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *