Estudante com mais de 16 anos pode contribuir para o INSS e ter direitos previdenciários
Ouça a matéria!
Se você é estudante e tem mais de 16 anos, temos uma notícia para você! É possível se inscrever no Regime Geral da Previdência Social (RGPS) como segurado facultativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garantindo acesso a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria e salário-maternidade. Essa categoria é destinada a quem não exerce atividade remunerada, mas deseja contribuir para assegurar direitos previdenciários.
✅DUAS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO
Uma alíquota de 20%, aplicada sobre o salário de contribuição declarado, respeitando os limites mínimo (salário mínimo) e máximo (teto previdenciário); ou com uma alíquota reduzida de 11%, que incide apenas sobre o salário mínimo vigente.
Além disso, segurados facultativos de baixa renda, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até dois salários mínimos, podem contribuir com uma alíquota de 5%, também sobre o salário mínimo.
Para mais informações sobre a filiação de estudantes como segurados facultativos, é possível entrar em contato com a Central 135 do INSS (de segunda a sábado, das 7 às 22 horas) ou acessar o site oficial (gov.br/inss).