Fevereiro Roxo | Campanha conscientiza sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Estamos em 2020. O assunto do momento é o Coronavírus. Porém, vale muito alertar, temos outras doenças tão graves quanto que precisam da nossa atenção. Este mês temos uma campanha muito importante que é o Fevereiro Roxo. Em síntese, ela tem o intuito de conscientizar sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.

Conheça abaixo  um pouco mais sobre cada uma delas.

LUPUS

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas — que podem ser extremamente dolorosos.

O Lúpus Discóide é uma versão um pouco mais branda da doença, que afeta somente a pele. Seu principal sintoma é o surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

FIBROMIALGIA

A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são:

  • dor generalizada;
  • fadiga;
  • dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc.);
  • formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

A maioria dos portadores é composta por mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com Fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

ALZHEIMER

É uma doença neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.

O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A doença é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas.

A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social são seriamente afetados, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

A CAMPANHA

O Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), com o lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. O trabalho, em geral, é feito por ONGs (Organizações não Governamentais) e apoiado pelo governo municipal ou estadual.

Durante a campanha são realizadas palestras, ações de informação e até mutirões de saúde com o intuito de incentivar a população sobre a prevenção e cuidados com as doenças. Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais (Anhembi Morumbi) e em Marketing/Analytics (Anhanguera). Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. "Agora eu tenho visto" 🇺🇸 #LetsgotoUSA2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *