Google homenageia Athos Bulcão, artista brasileiro


Google homenageia Athos Bulcão, artista plástico brasileiro que completaria 100 anos hoje (2), com doodle em sua página

Se você entrou na página do Google durante o dia de hoje, 2 de julho, com certeza viu essa imagem acima. Se trata de uma homenagem ao artista brasileiros Athos Bulcão (1918 – 2008), que completaria 100 anos nesta segunda. O carioca ficou conhecido por suas obras com azulejo em prédios públicos e pontos turísticos dentro e fora do Brasil. Geralmente seus trabalhos têm a predominância das cores laranja, amarelo e azul.

RECONHECIMENTO – Ele era próximo de grandes nomes como Oscar Niemeyer, Burle Marx, Paulo Mendes Campos e trabalhou como assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, na década de 40. Em 1943, Niemeyer lhe encomendou um projeto para os azulejos externos do Teatro Municipal de Belo Horizonte, obra que ficou inacabada…

LEGADO – Em 18 de dezembro de 1992 foi criada a Fundação Athos Bulcão, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública distrital, qualificada como Organização da Sociedade Civil do Interesse Público – OSCIP e certificada pelos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal. A organização preserva e divulga as obras do artista plástico e desenvolve vários projetos.

Athos Bulcão nasceu em Catete, Rio de Janeiro, mas passou sua infância em Teresópolis, onde adquiriu paixão pela arte

Daniel Lucas Oliveira

Jornalista formado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.