Psicólogos e professores lançam “Guia para Preservar a Saúde Mental de Jornalistas em Cobertura de Eventos Extremos”
Ouça a matéria!
O filme Guerra Civil, lançado em abril deste ano, destacou o impacto das situações extremas na saúde mental dos fotojornalistas. Nesse mesmo período, o Rio Grande do Sul enfrentou as maiores enchentes de sua história, afetando mais de 2 milhões de pessoas e resultando em 175 mortes. Jornalistas cobrindo o desastre foram diretamente impactados, dedicando-se a informar a população sobre os acontecimentos.
Para responder a questão de como preservar a saúde dos profissionais, a jornalista e professora da ECA-USP, Daniela Osvald, em parceria com a agência Dix Conteúdo e Relacionamento, preparou o Guia Básico para Jornalistas em Cobertura de Eventos Extremos. Lançado neste mês de julho pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom), o guia de oito páginas foi produzido em três semanas e com a participação de psicólogos especializados.
O Guia aborda a crescente frequência de desastres ambientais, o estresse da rotina jornalística, e oferece dicas de gerenciamento de estresse e trauma.