Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita
A ajuda para casos de suicídio no Brasil, um problema não só daqui, mas de todo o mundo, ficou mais fácil. Desde ontem (1º), as ligações para o número do CVV (Centro de Valorização da Vida), o 188, passam a ser totalmente gratuitas e estão disponíveis em todo o território nacional. Tudo isso graças a uma parceria da instituição com o Ministério da Saúde. A iniciativa visa diminuir os óbitos por suicídio em 10% até 2020.
DADOS – Segundo relatórios da OMS (Organização Mundial de Saúde), os idosos correspondem à faixa etária de maior risco para o suicídio. No Brasil, a taxa de mortalidade entre pessoas com mais de 70 anos chegou a 8,9 a cada 100 mil habitantes entre os anos de 2011 e 2015. Já entre jovens, no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.
AJUDA – O CVV é um órgão sem fins lucrativos e, desde 1962, se dedica a escutar qualquer pessoa passando por dificuldades em sua vida. Foram cerca de 2 milhões de ligações em 2017 e, para 2018, estima-se 2,5 milhões. Segundo voluntários da instituição, as pessoas necessitam desabafar histórias que, muitas vezes, seus familiares não querem mais ouvir. Com isso, pode se prevenir atos contra a própria vida.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE O CVV
Ligações para o número 188, do CVV (Centro de Valorização da Vida), passam a ser gratuitas em todo o território nacional