Prefeitura de São Paulo inaugura primeiro acolhimento conjunto para mulheres vulneráveis

Ouça a matéria!

 

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste mês de março o primeiro serviço de acolhimento conjunto para mulheres adultas e idosas da cidade. Trata-se do Centro de Acolhida (CA) Lila Covas, com disponibilidade de 100 vagas às mulheres em situação de vulnerabilidade. O local fica na avenida Sebastião Henriques, 433, na Vila Siqueira.

Do total de vagas no novo Centro de Acolhida, 30 são destinadas à mulheres idosas e 70 à mulheres sem filhos, em situação de vulnerabilidade e com autonomia em suas atividades diárias. Além do acolhimento e alimentação, serão ministrados cursos de artesanato e desenvolvidas ações focadas em autonomia, saúde e bem-estar.

Foto: Marcelo Pereira/SECOM

Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), desde 2021, o número de vagas ao acolhimento de mulheres em vulnerabilidade na rede saltou de 621 para 1.300. Os encaminhamentos ao CA estão sendo realizados por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brasileira de Pipas está à frente do gerenciamento do serviço e conta com 25 profissionais no atendimento e manutenção do equipamento entre gerente, psicólogo, orientadores socioeducativos, assistentes sociais, assistentes técnicos, cozinheiros e agentes operacionais de limpeza.

Foto: Marcelo Pereira/SECOM

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais (Anhembi Morumbi) e em Marketing/Analytics (Anhanguera). Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. "Agora eu tenho visto" 🇺🇸 #LetsgotoUSA2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *