Princípios práticos de uma empresa devem ser levados com seriedade, estratégia e disciplina
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Este editorial surgiu dentro de um avião, em maio de 2023, por volta das 3 da manhã, em uma viagem de São Paulo a Natal. Apesar dos 12 anos da Agência de Comunicação Grita São Paulo, poucas vezes, compartilhamos nossas experiências. O texto a seguir são alguns ensinamentos adquiridos ao logo desses anos, acompanhados de grandes desafios, trabalho intenso e total comprometimento com os nossos parceiros e amigos.
Toda empresa tem uma meta principal: manter-se viva no mercado. A concorrência é esmagadora, e até em alguns momentos desleal. Sobrevive no mercado quem tem disciplina, constância, inovação e disposição para aprender com os erros passados.
Em uma empresa, o acerto deve ser permanente e os erros erradicados dia a dia sem esmorecer. O acompanhamento nas ações de seus clientes deve ser leal, certeiro e presencial, mas sem sufocamento.
📌 LINHA TÊNUE
Quando falo em sufocamento, estou dizendo estar próximo sem ser inconveniente. Estar distante sem ser ausente. Isto é, todo empresário deve encontrar o equilíbrio, conhecer a peculiaridade de cada parceiro.
Até porque existem clientes honestos, verdadeiramente amigos, amáveis e humanos, mas, em contrapartida, temos o contraditório e devemos avaliar até que ponto determinada parceria vale a pena.
O bom serviço é inegociável. Não existe o jeitinho. Faço de acordo com o que recebo. Se pagasse mais eu faria melhor. São argumentos frágeis, sem sustentação honesta e frutífera em um mercado avassalador.
PARCERIA DE VERDADE ✅
Por isso, existem contratos, com regras, prazos e exigências estabelecidas para ambos. Jamais faça um contrato unilateral, com vantagens exclusivas a você. Se desafie. Inove. Não permita que o dinheiro seja a sua motivação, mas que o seu trabalho traga como consequência um cliente satisfeito, forte em determinado segmento e confiante em seu trabalho, conselhos e presteza.
Em muitos casos, o seu cliente será o espelho do contratado. Em muitos casos, você faz o cliente. Você é responsável pela sua formação. Cliente fraco. Assessoria fraca.