Saiba como prevenir doenças respiratórias em crianças e bebês. Medidas básicas salvam vidas!

Ouça a matéria!

 

A chegada do frio traz também o aumento de doenças respiratórias nas crianças e bebês todos os anos. Por isso, é importante os pais estarem atentos às medidas preventivas simples que devem ser adotadas para evitar a transmissão dessas doenças, que têm como principais sintomas febre, tosse e coriza. O alerta foi feito é feito por médicos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges).

Segundo Nestor Miranda, diretor de Atenção à Saúde do Iges, quando as crianças e bebês recém-nascidos estão doentes, ficam mais suscetíveis a outras patologias. Assim, uma doença que começa com uma virose comum pode desencadear algo mais sério, como uma bronquiolite ou uma pneumonia e, posteriormente, resultar no óbito da criança, caso não seja tratada. Por isso, a orientação é ficar de olho nas medidas de prevenção.

COMO PREVENIR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

➡️ Aumente a frequência da oferta de água para maior hidratação do corpo
➡️ Aumente a frequência da amamentação
➡️ Evite aglomerações e ambientes fechados, onde há propagação de vírus e bactérias
➡️ Mantenha os ambientes ventilados
➡️ Higienize as mãos da criança com água e sabão
➡️ Evite contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios
➡️ Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos
➡️ Manter as vacinas em dia

FILHOS MAIS VELHOS 👨‍👩‍👧‍👦

Uma dica importante para quem tem crianças um pouco mais velhas e já frequentam a escola: é criar uma rotina bem determinada na volta das aulas. A criança deve chegar em casa, ir direto ao banho e fazer a sua descontaminação (tomar banho  e trocar  de roupas), especialmente se também há crianças menores na casa. Isso diminui muito o risco de transmissãoporque todos os vírus respiratórios estão presentes nas vias aéreas e são de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *