Twitter | Informações sobre um novo serviço por assinatura são vazadas
O Twitter planeja lançar um serviço de assinatura para os usuários, de acordo com uma reportagem publicada pela Bloomberg (empresa especializada em tecnologia) nesta última quarta (8). O site informou que uma fonte anônima ligada ao assunto apontou que o motivo para a criação do serviço seria para encontrar uma nova maneira de gerar receita para a plataforma.
Uma equipe denominada Gryphon estaria encarregada do projeto, que tem como objetivo “criar uma plataforma de assinatura que possa ser reutilizada no futuro”, segundo uma listagem de emprego.
Um porta-voz do Twitter comentou:
A ideia de um produto de assinatura do Twitter tem sido discutida há anos como alternativa aos atuais negócios de publicidade e dados da empresa. Em 2017, o ex-diretor de operações Anthony Noto disse que avaliava cobrar por recursos aprimorados no Tweetdeck. Trata-se de produto da empresa para usuários avançados, embora o plano nunca tenha se materializado. Mais de 84% da receita da companhia vem da publicidade, um negócio que crescia antes da pandemia de coronavírus varrer o mundo. Adicionar um serviço de assinatura pode ajudar a empresa a diversificar os negócios. No primeiro trimestre, as vendas do Twitter aumentaram apenas 3%, o menor ganho em mais de dois anos”.
Com o anúncio, as ações do Twitter dispararam nesta semana, em meio a especulações de que a empresa de redes sociais social prepara um serviço pago por assinatura. Na NYSE (The New York Stock Exchange), os ativos fecharam em alta de 7,43%, a US$ 35,41″, conforme divulgado pela Bloomberg.
Detalhes sobre o serviço e suas ferramentas não foram mencionados. Mas algumas especulações indicam que o serviço possa oferecer a opção de gravar áudios e enviar como Tweets. Segundo a fonte anônima, ainda estão analisando as possibilidades, o que significa que a ideia pode ser descartada e nunca seja lançada.