Adeus, sigilo ? | Bolsonaro acumula R$ 27,6 milhões em gastos no cartão coorporativo

Ouça a matéria!

 

O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro gastou R$ 27,6 milhões no seu cartão corporativo. Os gastos referem-se ao período de 2019 a 2022. Entre os destaques, estão os gastos com hospedagem (R$ 13,7 milhões) e alimentação (R$ 10,2 milhões). A informação, mantida em sigilo pelo Decreto nº 5.355/2005, por fim foi liberada nesta quinta, dia 12 de janeiro.

No total foram:

? R$ 13,7 milhões com hotéis;
R$ 1,4 milhão somente no Ferraretto Hotel, no Guarujá/SP

? R$ 10,2 milhões em alimentação;
Por exemplo, R$ 8.600 gastos em sorveterias, R$ 408 mil em peixarias e R$ 581 mil em padarias

? R$ 3,7 milhões em demais despesas.

➡️ ESTES GASTOS SÃO ILEGAIS?

Não. Segundo o Decreto nº 5.355/2005, o cartão corporativo não impede tais gastos. O cartão deve ser utilizado para “pagamento das despesas realizadas com compra de material e prestação de serviços, nos estritos termos da legislação vigente”, regula o artigo 1º.

➡️ CONFIRA A REPERCUSSÃO NO TWITTER

Mesmo não sendo “ilegal”, políticos se manifestaram no Twitter sobre o tema.

POLÊMICA

O gasto comentado pela Deputada Federal Sâmia Bomfim, de R$ 109.266,00, refere-se ao modesto restaurante Sabor de Casa Delivery, localizado no centro de Boa Vista (RR). A despesa ocorreu em 26 de outubro de 2021.

O Portal “UOL Notícias” entrou em contato com o local. Foram 659 marmitas de almoço ao custo de R$ 30, cada, e quase 3 mil kits de lanche com sanduíche, água, maçã e barra de cereal, ao custo de R$ 30, cada. Segundo o restaurante, o pedido também incluiu algumas garrafas de água, refrigerante e barras de cereal.

Os registros foram publicados em resposta a um pedido feito pela agência “Fiquem Sabendo” por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).

Mas também há quem defenda os gastos, inclusive os comparando às gestões passadas:


FOTO DESTACADA: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais (Anhembi Morumbi) e em Marketing/Analytics (Anhanguera). Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. "Agora eu tenho visto" 🇺🇸 #LetsgotoUSA2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *