Estudos afirmam que dores crônicas afetam mais de 37% dos brasileiros
Ouça a matéria!
Cerca de 60 milhões de brasileiros sentem dores crônicas (aquelas persistentes por mais de três meses). Este número representa mais de 37% da população brasileira. Este é um apontamento realizado pelo estudo coletivo realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (Sbed) com a Universidade Federal de Santa Catarina e outras entidades.
DADOS
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), Paulo Renato Fonseca*, as dores crônicas é tão nociva que está ligada à depressão, à transtornos de ansiedade e até ao suicídio:
A dor, de modo geral, talvez seja umas das situações humanas que mais causam sofrimento. Ela não só provoca um sintoma desagradável, mas traz repercussões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais”, diz Fonseca.
De acordo com o médico, é preciso tratar esses desconfortos prolongados com vários profissionais da saúde e médicos intervencionistas que fazem procedimentos para melhorar o sintoma. “Imagine uma pessoa com dor todo dia, o dia inteiro, durante meses”, questiona.
TRATAMENTO
Todos os tratamentos para dores crônicas estão disponíveis tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos planos de saúde. Muitas pessoas acham que são procedimentos de alta tecnologia e caros, mas não são. São relativamente baratos. As técnicas intervencionistas ajudam a reduzir o consumo de analgésicos. Por isso, antes de tudo, procure ajuda especializada.
*Com informações da Agência Brasil