Estado de São Paulo inicia campanha de testagem de HIV em alusão ao Dezembro Vermelho

O Estado de São Paulo iniciou na última semana a Campanha de testagem “Fique Sabendo” em alusão à Campanha Dezembro Vermelho. A ação é um incentivo à prevenção por meio da realização de testes de HIV, sífilis, exames e ações de conscientização. Neste ano de 2021, com a participação de 597 municípios, cerca de 350 mil exames devem ser ofertados.

Neste ano, mais de 4 mil unidades de saúde participarão da campanha, que também abrange ações extramuros feitas em parceria com outras entidades, como ONGs locais, tendo em vista a disseminação de orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Em todo o Estado, 217 municípios realizarão ações nos fins de semana que antecedem e/ou sucedem o Dia Internacional de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

Também foram distribuídos regionalmente materiais de apoio às atividades, como 8 mil sacolas de pano para transporte de material de prevenção em ações extramuros, 2 mil bolsas térmicas destinadas ao transporte de kits de testes em ações extramuros de testagem, 20 mil jalecos e 21 mil camisetas para divulgação nas unidades de saúde, assim como nas ações extramuros.

DADOS ALARMANTES

Segundo os dados da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids), o Brasil é responsável por 49% das novas infecções. São mais de 40 mil casos por ano ou um caso a cada 15 minutos. Enquanto no mundo o número de casos caiu 11%, em nosso País houve um aumento de 3%. Também é estimado pelo Ministério da Saúde e empresas de saúde que aproximadamente 112 mil pessoas ainda não sabem que portam o vírus HIV (estima-se que 827 mil pessoas vivem com o vírus).

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO

A Grita São Paulo apoia essa causa e orienta a todos que se previnam e procurem saber mais sobre o assunto a fim de alertar seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.