Governo de São Paulo utilizará inteligência Artificial (IA) na preparação de aulas digitais

Ouça a matéria!

 

O governo de São Paulo anunciou na quarta, dia 17 de abril, o planejamento de empregar inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, na elaboração dos conteúdos para aulas digitais disponibilizadas aos alunos da rede pública de ensino. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que essa ferramenta será um “auxílio” na elaboração das aulas e negou a intenção de substituir o papel do Professor em sala de aula.

Anteriormente, os materiais didáticos eram desenvolvidos por Professores curriculistas, especialistas na elaboração de conteúdos. Contudo, agora, esses profissionais realizaram avaliações e devidas correções das aulas geradas pela IA afim da adequação aos padrões pedagógicos.

GOVERNADOR TARCÍCIO

Acho que as ferramentas estão aí e a gente tem que usar a tecnologia para facilitar a nossa missão. A gente não pode deixar de usar a tecnologia por preconceito, por qualquer razão. Obviamente, tem que usar a tecnologia com parcimônia, tem que usar com todas as reservas que são necessárias”, disse o governador em evento.

PROBLEMAS DA INICIATIVA

Algumas entidades sindicais já expressaram preocupações em relação a essa iniciativa, apontando problemas ocorridos em 2023, quando alguns materiais foram divulgados com erros graves. Além disso, há a desvalorização dos Professores, uma vez que a introdução da inteligência artificial na produção de conteúdo pode sugerir uma diminuição do papel e da importância desses profissionais no processo educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *