INPE | Dados apontam que incêndios florestais no Estado de São Paulo dobram em 2020

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado de São Paulo teve 109% mais focos de incêndio florestal neste ano do que em 2019. Desde o começo do ano, os satélites do instituto registraram 4.214 focos em todo o estado, contra 2.015 no mesmo período, de 1º de janeiro a 13 de setembro.

Faltando um pouco mais de três meses para o fim do ano, o número de focos de queimadas já superou todo o ano de 2019. São 37% mais registros que no ano anterior. Os focos atingem de maneira similar a Mata Atlântica e o Cerrado. O Inpe aponta que 52% dos focos deste ano ocorreram em áreas de Mata Atlântica e 48% em áreas de Cerrado.

O fogo provoca o aumento no número de animais resgatados pela Polícia Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros em cidades do interior. Muitos animais acabam morrendo e os demais fogem para as cidades e como frequência acabam sendo atropelados em rodovias.

BRASIL NO EXTERIOR

O descaso do governo Bolsonaro com a situação das florestas brasileiras é notado globalmente. Desde o início do ano, lideranças de países como Alemanha, França, Itália, Reino-Unido e Dinamarca estão manifestando sua preocupação e indignação com aumento no número de queimas e desmatamento.

Recentemente o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu uma carta assinada por oito países europeus informando  que o descaso com a natureza está dificultando a compra de produtos brasileiros por consumidores do continente. Em suma a irresponsabilidade dos governantes com a natureza esta interferindo no relacionamento com outros países.

TRECHO DA CARTA

Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimentos não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores [da Europa] atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×