Campanha aborda conscientização sobre o câncer colorretal. Nós apoiamos!

A Agência Grita São Paulo apoia mensalmente importantes campanhas de conscientização relacionadas à saúde. Neste mês de março não será diferente! Organizada pela SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) e pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), a campanha Março Azul busca trazer conscientização sobre o câncer colorretal, segundo tipo de câncer mais letal no Brasil.

Segundo a SOBED, atualmente mais de 40 mil brasileiros são vítimas desta doença por ano. No País, as chances de se desenvolver tumores colorretais são de 4,3%.

Sendo mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas possuidoras de histórico na família, a doença atinge o intestino grosso ou o reto. Cerca de 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso, o maior objetivo da campanha Março Azul é falar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento precoce.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Atenção em alguns sintomas: emagrecimento repentino, sangue nas fezes, anemias de repetição, cansaço e indisposição, alterações nos hábitos intestinais, diarreias ou constipação frequentes. Além dos sintomas, este tipo de câncer é detectado através de exames como a colonoscopia, que pode inclusive remover o tumor, sem a necessidade de tratamentos mais invasivos.

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO

O câncer colorretal está diretamente ligado a alguns fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de alimentos gordurosos e álcool.

Para prevenção é recomendado evitar estes fatores, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Ademais, os profissionais de saúde alertam para a realização de exames de rotina, algo que pode ajudar a identificar não só essa, como outras doenças.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chance existe de recuperação”, diz em nota a SOBED.

CONFIRA A CARTILHA DE PREVENÇÃO

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