fbpx

Mattel lança modelos de Barbie em homenagem a grandes mulheres da história

A Mattel, empresa que produz as bonecas e também os filmes da Barbie, de alguns anos pra cá, vem focando em representatividade, lançando várias edições e modelos de sua boneca mais popular.

Aproveitando o Dia da Igualdade das Mulheres, dia 26 de agosto nos EUA, a empresa anunciou o lançamento da versão Rosa Parks da Barbie.

A boneca foi criada com roupas e acessórios idênticos. Todos eles usados por ela, uma ativista pelos direitos das mulheres e negros. Com a boneca também há um material informativo sobre a vida de Rosa.

Rosa Parks foi uma mulher negra, nascida em 1913, que em 1955, se recusou levantar para dar seu lugar no ônibus a um homem branco, conforme previa a Lei de segregação do código da cidade de Montgomery, no estado do Alabama. Tal atitude desencadeou os protestos liderados por Martin Luther King Jr.

Além disso, também foi anunciado uma boneca de Sally Kristen Ride. Ela foi uma astronauta estadunidense e a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço. Não é a primeira vez que a empresa lança esses modelos especiais. Algumas personalidades que já foram homenageadas, como por exemplo: Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson.

REPRESENTATIVIDADE

Durante o anúncio da Barbie, a Mattel informou que vem buscando maneiras de exaltar modelos de comportamento e sonhos para as meninas mais jovens:

“Elas quebraram barreiras e fizeram do mundo um lugar melhor para as futuras gerações de garotas”.

Ruth Handler criou a Barbie depois de observar que as crianças davam papéis de adultas para suas bonecas. A empresa fabricou a primeira Barbie em 1959, como um modelo de moda adolescente. Contudo, em pouco tempo foram lançadas novas profissões, modelos e variações.

Consequentemente, a boneca Barbie já ganhou muitas versões. Tais como negra, asiática, gordinha e com deficiências físicas como a cadeirante e a com próteses de membros. Outro destaque são suas profissões, que vão de advogada, professora, cantora até cirurgiã, pianista, astronauta e muitas outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *