Parabenizamos todas as mulheres do mundo. CHEGA DE VIOLÊNCIA – BASTA DE FEMINICÍO

Ouça a matéria

 

Em 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A Agência Grita São Paulo, merecidamente, homenageia todas as mulheres do mundo. É uma data de reflexão e de relembrar a luta enfrentada pelas mulheres do mundo no combate permanente por direitos e igualdade.

Reconhecemos a cada uma de vocês pela dedicação excepcional, inclusive no período tão difícil que enfrentamos recentemente da pandemia, quando tivemos duras perdas.

Nossa Agência sempre abre espaço para mulheres. Prova disso, é que nos últimos meses as mulheres têm sido protagonistas dos nossos podcats: “Grita São Paulo Entrevista” e o “Trabalhador em Destaque”.

RELEMBRE AS PARTICIPAÇÕES DE NOSSAS CONVIDADAS EM 2023 📌

Dra. Sophia Gaiarim – Pediatra e Neonatologista – Grita São Paulo Entrevista #36

Dra. Carla Pereira – Trabalhador em Destaque #20

Sandra Aparecida dos Santos, Capitã da PM – Grita São Paulo Entrevista #37

Dra. Cris (Ana Cristina) – Trabalhador em Destaque #21

POR QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER? 🗓

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma greve. Ocuparam a empresa e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias), equiparação de salários com os homens e tratamento digno no trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher“, em homenagem às mulheres que morreram em 1857. Porém, só em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Entretanto, o acontecimento de 1857 serviu como estopim para reafirmar o Dia Internacional da Mulher, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês, etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção da data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

VIVA ÀS MULHERES! 🥳👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *