fbpx

População gasta mais com juros do que Educação

Uma pesquisa sobre finanças feita com famílias brasileiras, aponta que atualmente os gastos com juros são maiores do que alimentação fora da residência e educação. Por exemplo, a diarista Maria de J. Lopes está pagando uma máquina de lavar roupa que comprou em 12 vezes. O total dá R$ 1.716; à vista era R$ 1.080.

DADOS – Juros é o preço que se paga pelo dinheiro que não se tem, mas que precisa na hora. De outubro de 2016 para cá, o Banco Central cortou pela metade a taxa Selic, que serve de referência para o mercado, mas a taxa média cobrada das pessoas físicas caiu bem menos, de 43% para 31%. No Brasil, o crédito representa 60% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto nos Estados Unidos e na França passa de 100%.

AVALIAÇÃO – “O Governo deixar de gastar mais do que arrecada. Ao gastar mais do que arrecada, ele precisa pegar essa diferença no mercado de crédito, retirando uma quantidade muito grande de recursos que poderiam estar irrigando o crédito para as empresas e para as famílias. Essa é a prova cabal de quanto o desequilíbrio bate no bolso do consumidor”, explica o economista Altamiro Carvalho.

Fonte – G1

A CONTATO – Quer uma assessoria para sua entidade? Entre em contato com nossa equipe pelo telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Ligue (11) 3681.6235 I 940.376.585 – mande sua mensagem pelo endereço equipe@gritasaopaulo.com.br ou acesse as redes – Facebook, Instagram, Flickr e YouTube.

Pesquisa sobre finanças realizada com famílias brasileiras aponta maior gasto com juros do que com alimentação e educação

Daniel Lucas Oliveira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - Ama sua família. Vovô de três netos lindos. Acredita em Jesus Cristo. Pratica e indica Jiu-Jitsu. Amante da Justiça e direitos sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *