Questionar a própria realidade é fundamental

Não escondo de ninguém que sou fã de séries. E, mesmo em meio a 14 temporadas de Grey’s Antamoy, consegui uma brecha para assistir Westworld. Não vou perder tempo em explicar a narrativa da história, apenas vamos frisar a reflexão que ela nos apresenta: é preciso questionar a sua própria realidade. Afinal, você considera estar no lugar certo? Sua religião condiz com sua crença? Refletir sobre o que é vida ou não varia de pessoa para pessoa, e leva em conta tudo ao seu redor. Por que não fazer isso constantemente?

VIRTÚ E FORTUNA – Além de entretenimento, com a série revi muitos aprendizados. Essa semana mesmo, relembrei a leitura do livro “O Príncipe”, de Maquiavel, considerado um dos maiores instrumentos da filosofia política da história. A Virtú trata-se de um signo valorativo utilizado pelo autor para refletir a um conhecimento prático, técnico da realidade efetiva das coisas. O sujeito possuidor da Virtú é o que obtém êxito em ganhar e manter o poder. Já a figura da Fortuna representa, assim como a Virtú, uma das formas de aquisição do poder. Contudo, diversamente da Virtú, ela não garante a estabilidade. Sempre temos ambas na nossa vida.

REFLEXÃO – Algumas pessoas levam sua vida com a virtude, outras buscam apenas a fortuna. Não acho nenhuma das variantes totalmente certas ou erradas. Claro, se nosso cotidiano for voltado exclusivamente para ficarmos atrás de “dinheiro” não conseguiremos boas experiências, além das financeiras. Porém deixar essa busca totalmente de fora pode deturpar o sentido de estar bem. Vale pensar nisso, e se vale o meu conselho, leiam O Príncipe e assistam Westworld. Um pouco de filosofia nunca fez mal a ninguém e não será agora que vai fazer. Pensar no que se quer e dosar as implicações no seu íntimo fazem a vida seguir melhor.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Assisto muitas sérias e atualmente meu maior vício são as médicas (Greys, The Good Doctor, New Amsterdam e The Resident) #LetsgotoCanada2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.