fbpx

Sinseri apoia evento “Vamos falar sobre Autismo”, da Amai Azul, dia 24

A associação Amigos dos Autistas Incondicionalmente Azul (Amai Azul) realizará no dia 24 de agosto, às 14h30, o evento “Vamos falar sobre Autismo”. Serão duas palestras com o intuito de promover o conhecimento, entendimento e mais respeito ao tema. O evento será na ACIDI (Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba) – rua Carlos Silva, 51, Centro, próximo ao Veran. O Sinseri e a ACIDI são apoiadores da causa e a presidente do Sindicato, Clícia Mara Silva Damaceno, estará presente.

PALESTRANTES

1) Juliana Boígues – Psicóloga; pós-graduada em psicopedagogia, aprimoramento em ABA-Análise do comportamento aplicada; atua na Clínica e Escola de Educação Especial Luz e Arca dos Sonhos.

2) Aniely Tarskevicius – Psicóloga; especialista em ABA-Análise do comportamento aplicada; formação em Terapia Cognitiva/Comportamental.

PARTICIPE – O evento é gratuito para todos os interessados em participar. Portanto, fica aqui o convite do Sinseri aos Servidores para aprender mais sobre o tema Autismo. “É sempre importante obter conhecimento sobre temas como o Autismo. O trabalho realizado pela Amai é incrível e com certeza teremos palestras excelentes. Fica aqui o convite para que não deixem de participar, Servidores. Conhecimento nunca é demais”, afirma Clícia.

SAIBA MAIS

Autismo ou Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção neurológica que afeta, principalmente, a maneira da pessoa ser e interagir com o mundo ao seu redor, como ações repetitivas e atitudes estereotipadas, resistência à mudanças, etc. É chamado de espectro por se manifestar de diferentes maneiras, de pessoa para pessoa, ao qual podemos classificar em três graus de comprometimento:

1) Autismo grave: pessoas isoladas que não falam e repetem movimentos estereotipados permanentemente, ou ficam girando em torno de si mesmas. Como não são sensíveis à comunicação, não respondem quando se fala com elas, não interagem com os outros e têm, em geral, deficiência mental;

2) Autismo moderado: falam mas não se comunicam. São capazes de repetir fora do contexto uma frase que ouviram na TV na noite anterior. No entanto, se perguntarmos quantos anos têm ou qual é o seu nome, não respondem. Ouvem e podem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Possuem também dificuldades de compreensão. Embora possam entender enunciados simples, assimilam apenas o sentido literal das palavras. Geralmente são voltados para si mesmos e têm ligação muito pobre com o ambiente;

3) Autismo leve/síndrome asperger: 
apresentam algumas das dificuldades anteriores mas de forma bem reduzida. São verbais e inteligentes. Chegam a ser confundidos com gênios, porque são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam.

Fonte: entrevista do Dr. Drauzio Varela com o Dr. José Salomão Schwartzmam

Saiba mais sobre o Sinseri!

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *