Cerimônia de Posse do presidente Lula é marcada por atos inéditos e milhares de participantes

Ouça a matéria!

 

A cerimônia de posse para o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (39º presidente do Brasil) foi um evento histórico. O ato foi marcado pela participação de mais de 180 mil pessoas, além de muitas curiosidades e atos inéditos na história da república. Confira a seguir algumas peculiaridades do evento do último domingo, dia 1º de janeiro, em Brasília/DF.

GRAVATAS TROCADAS ?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), usaram gravatas de cores diferentes. O petista escolheu o azul, mesmo tom do PSDB, onde Alckmin passou a maior parte de sua vida política. Já o vermelho, da gravata do vice-presidente da República, é vinculado ao progressismo e, no Brasil, aos partidos de esquerda, além de ser referência direta ao Partido dos Trabalhadores.

QUEBRA DE PROTOCOLO ??

Além do Rolls-Royce abrigar, pela primeira vez, o presidente e o vice e suas respectivas esposas, no desfile em carro aberto na Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, houve também um ato simbólico na rampa do Congresso. A primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, e a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, subiram o tapete vermelho do Congresso Nacional posicionadas à frente de seus respectivos maridos.

LIDERANÇAS POLÍTICAS PRESENTES ??

O número de autoridades estrangeiras presentes na posse do presidente supera o lideranças que vieram ao Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016. Ao todo, foram 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de Governo e de poder. Entre as personalidades, o rei da Espanha, os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e de Portugal, entre outros.

A CACHORRINHA RESISTÊNCIA ?

Em mais uma quebra de protocolo, um pet acompanhou o presidente recém-empossado na subida da rampa do Planalto. A cadela chamada Resistência foi guiada por Janja e Lula durante o evento. A vira-lata vivia nas ruas de Curitiba, nas proximidades da superintendência da Polícia Federal, onde Lula cumpriu pena entre 2018 e 2019. Resistência Lula da Silva (nome completo do bichinho) foi adotada pela família do atual presidente durante o período de prisão e ganhou este nome em homenagem ao histórico de luta do presidente.

PASSAGEM DA FAIXA ?

Mesmo com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou para os Estados Unidos pouco antes da cerimônia de posse a equipe de Lula manteve a solenidade de passagem da faixa. Numa cena inédita, representantes do povo subiram a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula e passaram a faixa presidencial a ele.

REPRESENTATIVIDADE NO GOVERNO ??‍♀️

Após assumir o cargo, o presidente Lula assinou a posse de seus 37 ministros, entre eles a primeira indígena a ser nomeada para um ministério. A ativista Sônia Guajajara foi escolhida para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas, pasta criada pelo novo governo. Outros destaques foram Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda) e Nísia Trindade (Saúde).

Luiz Inácio Lula da Silva assume pela 3ª vez a Presidência da República. Foto: Ricardo Stuckert

⏯️ ASSISTA À CERIMÔNIA DE POSSE

IMAGEM DESTACADA DA MATÉRIA
Foto: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *