fbpx

Conheça a missão humanitária dos Médicos Sem Fronteiras em todo o mundo

Esta semana vamos falar a respeito de mais uma organização sem fins lucrativos. Eles são bem conhecidos, porém o trabalho desenvolvido pela equipe parece estar meio esquecido por muita gente. Conheçam então a iniciativa Médicos Sem Fronteiras, que atua em todo mundo levando cuidados de saúde a pessoas vítimas de crises humanitárias. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.

HISTÓRIA – A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

A ORGANIZAÇÃO NO BRASIL – Atualmente, os Médicos Sem Fronteiras enviam 150 brasileiros de diversas especialidades para projetos pelo mundo e conta com mais de 400 mil doadores. Eles contam com uma unidade médica criada em 2007, especializada em doenças tropicais negligenciadas, como dengue e Chagas, e outras doenças infecciosas. A base brasileira da entidade fica no Rio de Janeiro. No Brasil, a organização trabalha, muitas vezes, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CLIQUE AQUI e veja como fazer a sua doação. Ela pode ser tanto financeira quanto uma iniciativa solidária. Nós da AGSP somos doadores e por isso apresentamos para vocês este lindo trabalho. O importante é cada um fazer a sua parte!

Imagem: Médicos Sem Fronteiras (Divulgação)

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, já tenho meu próximo destino: Ushuaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *