Dúvidas sobre o processo do visto americano? 🇺🇸 Confira nossas dicas e não tenha medo: é mais chato do que difícil
Ouça a matéria!
A jornada para os Estados Unidos começa com um simples documento: “o visto”. O autor deste texto, o jornalista Wellington Torres, abre espaço para falar em primeira pessoa e contar sua própria experiência. Antes de fazer as malas, é preciso da chave (negada a muitos) – o visto americano. E não se preocupe, porque a Grita São Paulo vai te guiar nesse processo, tornando tudo mais fácil e o menos descomplicado possível.
Antes de tudo: o que você precisa saber? 🤔
Antes de mergulhar nos formulários e entrevistas, vamos alinhar o seu objetivo. Os EUA oferecem diferentes tipos de visto, cada um com suas regras, valores e permissões. É crucial escolher a categoria certa para evitar qualquer contratempo. 🎯
Para turismo, negócios ou tratamento médico, o visto B1/B2 é o mais comum (foi o que eu tirei). Mas se sua viagem tem outro propósito, clique aqui e dê uma olhada nas outras categorias disponíveis.
PASSO A PASSO
1. Formulário DS-160
📄 O pontapé inicial é preencher o DS-160. Disponível online, ele pode ser preenchido em português, mas atenção: as informações precisam ser precisas e atualizadas. Qualquer erro pode significar começar tudo de novo. Prepare-se para gastar PELO MENOS uma hora do seu tempo.
2. Taxa do visto 💰
Após o formulário, você encontrará o boleto para a taxa do visto. Para turistas e negócios, são $185 dólares. Se for para trabalhar, prepare $205 dólares.
3. Agendamentos: CASV e Entrevista 📆
Com o pagamento confirmado, é hora de marcar sua visita ao CASV e a entrevista no consulado. Boa sorte, pois pode demorar meses (ou dias). Eu demorei quatro meses…
4. Dia no CASV 🏛️
No CASV (Avenida José Maria Whitaker, 370, Vila Mariana, São Paulo /SP), você fará a coleta de dados biométricos. Leve seu passaporte e a confirmação do DS-160 IMPRESSO. E lembre-se: não entram bolsas e celulares devem estar desligados!
5. Entrevista 🗣️
A entrevista pode parecer assustadora, mas mantenha a calma. Ela será conduzida em português (e só será em inglês se você quiser). O consulado fica na rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP. Seja sincero e confirme os dados que apresentou no formulário.
Este dia eu demorei cerca de 3h30 em todo o processo. Neste caso, você não pode entrar com absolutamente nada eletrônico, nem mesmo desligado. No entorno existem locais onde você pode guardar (pagando é claro). Porém a minha entrevista em si demorou quatro minutos. A única coisa que eles querem é confirmar que você vai e tem intenção de voltar.
Dica – se você é jovem e colocar no formulário e disser na sua entrevista que vai para locais com muitos brasileiros como Orlando, Flórida e região, as chances de ter o visto negado são muito grandes. Do contrário é apenas a burocratização de um processo simples.
6. Recebendo o Visto 📩 Se tudo correr bem, seu visto americano chegará rapidinho (demorou quatro dias), e você estará pronto para embarcar na sua aventura americana!