Fake News | WhatsApp anuncia novo limite para mensagens encaminhadas

Devido ao grande número de Fake News espalhadas sobre o novo Coronavírus (Covid-19), o WhatsApp anunciou nesta terça (7) um novo limite para o encaminhamento de mensagens. Antes era possível encaminhar para até cinco destinatários uma mensagem já enviada diversas vezes. No entanto, agora o limite será para apenas um contato.

Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, diz comunicado.

Segundo a base de dados do WhatsApp, a empresa afirma haver um aumento significativo no encaminhamento de mensagens nos últimos meses. Assim, os usuários podem se sentir “sob pressão” e acabar contribuindo na propagação de notícias falsas.

HISTÓRICO

Em janeiro de 2019 o aplicativo já havia reduzido esse limite de vinte para cinco. A medida também foi em combate à Fake News. “Estamos impondo um limite de cinco mensagens em todo o mundo a partir de hoje”, disse Victoria Grand, vice-presidente de comunicações do WhatsApp, em evento na capital indonésia, na época do anúncio.

No Brasil, o motivo da medida se deu pelos disparos em massa durante a campanha eleitoral de 2018. Segundo dados da equipe do WhatsApp, tais medidas reduziram a disseminação de Fake News em 25%.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×