Instituto Vozes das Periferias dá voz às favelas da Vila Prudente, Jd. Sinhá

O Instituto Vozes das Periferias atua dando voz aos moradores das favelas da Vila Prudente, Jardim Sinhá e Brasilândia, em São Paulo. Através do esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda, muitas atividades são desenvolvidas na região. Além disso, há ainda acompanhamento psicológico e assistência social para as pessoas atendidas. Contudo, o viés principal e mostrar tudo isso de forma jornalística em seu portal e impresso.

HISTÓRICO

Em 2013, após iniciar os estudos em comunicação social, o ainda estudante de jornalismo Cesar Gouveia cria um portal de comunicação chamado Vozes da Vila Prudente, no qual reforça a história da favela da Vila Prudente para que moradores não sejam removidos por conta de uma obra do Metrô.

Nos anos seguintes, o projeto cresceu. Em 2014, por exemplo, com um novo portal, mais focado no jornalismo comunitário e no ano seguinte passa a ter uma edição impressa através da parceria com a BrasilFoundation. O sucesso continua e em 2017 o projeto é expandido e passa a abranger também os bairros do Jardim Sinhá, na Zona Leste, e Brasilândia, Zona Norte.

Os pilares de trabalho do Instituto foram estabelecidos pela busca da transformação de favelas e inclusão social, além de desenvolver habilidades e dar voz aos jovens. Tais atividades contemplam crianças e jovens de 6 a 17 anos, como atividade complementar aos estudos tradicionais. Mas também ha um trabalho voltado aos mais velhos, este voltado para o mercado de trabalho e aprimoramento de carreiras.

Para mim, a favela é um lugar cheio de potência. Aqui eu encontrei e encontro todos os talentos necessários para levantar qualquer projeto, mas as oportunidades precisam chegar aqui, e é para fazê-las chegar aqui que o Vozes nasceu”, afirma o fundador e CEO do Instituto, Cesar Gouveia.

CONTATO E DOAÇÕES

A sede do Instituto fica na rua Paraibuna, 568 – São Paulo, SP. O telefone é (11) 4304.4305 e o e-mail é contato@vozesdasperiferias.com. Para fazer uma doação ao projeto, clique aqui!

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×