Nova CNH | Habilitação vai conter mais informações e um design repaginado. Confira!

A emissão do novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou nesta quarta (1°). A determinação da mudança foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. Uma das novidades, além do novo design, é o fato dos motoristas poderem optar entre o documento físico e digital na hora da emissão. A fim de facilitar o entendimento sobre as alterações, na prática, a Agência compartilha o FAQ (Perguntas Frequentes) do órgão e o posicionamento de cada questão.

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

Quais as principais alterações na nova CNH?

A parte inferior da CNH que tinha os campos Observações, Assinatura do Portador, Local e Data de Emissão mudou. Enquanto o campo das Observações foi movido para baixo, ficou no seu lugar, uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor. Já na parte de cima do documento, ocorreu uma modificação no layout, e o campo da assinatura.

A validade da nova CNH vai mudar?

Não. A validade do documento permanece igual. Desde o mês de junho de 2021, a CNH ganhou um aumento da validade. Ou seja, passou de 5 para 10 anos, para os condutores com menos de 50 anos. Quem tem 50 anos ou mais, precisa renovar a habilitação a cada 5 anos. Já os condutores com mais de 70 anos, precisam renovar o documento a cada 3 anos.

Vai mudar o limite de pontos da nova CNH?

Não. Assim como a validade, as regras de pontos também não mudou. Também desde junho de 2021, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH durante um período de 12 meses.

Existem mudanças no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)?

Em suma, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) também segue igual. Ou seja, ao instalar o aplicativo no celular, e escanear o documento via QR Code, o condutor não precisa ter o documento impresso em mãos. 

É obrigatório trocar a CNH antiga pela nova?

A troca imediata para o novo modelo não é obrigatório. É dito isso, pois ela vai acontecer de forma automática. Sendo assim, o condutor só vai receber o novo modelo quando for renovar o documento ou emitir uma segunda via.

IMAGEM DA MATÉRIA – © Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Assisto muitas sérias e atualmente meu maior vício são as médicas (Greys, The Good Doctor, New Amsterdam e The Resident) #LetsgotoCanada2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.