Presidente Lula reúne centrais sindicais e reafirma compromissos com os trabalhadores
Ouça a matéria!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na última quarta, dia 18 de janeiro, lideranças e representantes das centrais sindicais e sindicatos de todo o País. Os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Casa Civil, Rui Costa, também participaram. A reunião teve como objetivos reafirmar os compromissos com a classe trabalhadora e seus representantes e criar e manter um política de valorização do salário mínimo.
O encontro entre o líder da Nação e os representantes dos trabalhadores é um momento marcante para o sindicalismo brasileiro, pois há quase seis anos não eram recebidos ou minimamente ouvidos pelo Governo Federal (gestões Temer e Bolsonaro).
TEMAS DA REUNIÃO ?
O foco da reunião foi fortalecer novamente as relações entre o Governo Federal e as centrais e criar uma equipe/grupo para discutir a possível implementação do salário mínimo de R$ 1.320. Foi estabelecido um prazo de 45 dias, renovável por mais 45, para que se formule uma proposta permanente de valorização do salário mínimo.
“Após dois anos de governo Michel Temer, responsável pelo enfraquecimento e desmonte dos direitos trabalhistas (Reforma Trabalhista), e quatro anos de governo Bolsonaro, executor da consolidação da precarização e marginalização do trabalho e do sindicalismo, vemos um primeiro passo na reconstrução e valorização dos direitos da classe trabalhadora”, comenta nosso diretor Daniel Lucas Oliveira.
? O presidente Lula divulgou em seu perfil no Twitter:
Acham que o mundo moderno não precisa de sindicatos. Mas a democracia, quanto mais forte, mais precisa de sindicatos. Para representar os desejos dos trabalhadores.
— Lula (@LulaOficial) January 18, 2023
Bom dia. Hoje recebo centrais sindicais para uma conversa no Palácio do Planalto. Foram 4 anos em que trabalhadores não eram ouvidos pelo governo federal. Vamos voltar a dialogar com todos para pensar as transformações no mundo do trabalho e uma vida melhor para o povo.
— Lula (@LulaOficial) January 18, 2023
⏯ ASSISTA AO ENCONTRO COMPLETO