Rodízio em São Paulo | Prefeitura volta atrás e retoma ao esquema tradicional

A mudança do rodízio em São Paulo foi anunciada ontem (17) após medida mais restritiva não surtir efeito no índice de isolamento. Junto a normalização do tráfego de veículos na cidade, o prefeito Bruno Covas enviou à Câmara projeto que prevê antecipação de feriados municipais para tentar fazer a ‘cidade parar’.

Quando comparamos essa semana do rodízio com a semana anterior, nós retiramos, em média, um milhão e duzentos e setenta mil veículos por dia. E mesmo diante de tanta incompreensão diminuímos em 5,5 % o número de passageiros nos ônibus a cidade”, explicou o prefeito. 

Segundo Covas, mesmo com as medidas rígidas os apontamentos de isolamento social aumentaram em apenas 2%. “Por isso vamos retomar o rodízio tradicional a partir de amanhã, mas isso não pode ser desculpa para que as pessoas se sintam a vontade para retomar a circulação na cidade. Precisamos ampliar o isolamento rápido e estamos ficando sem alternativas, afirmou. 

Primeiramente, com a medida, o rodízio volta a restringir a circulação de veículos de acordo com o número final da placa e o dia da semana, como era realizado anteriormente, da seguinte forma: 

Dia da semana  Final da placa 
Segunda 1 e 2 
Terça 3 e 4 
Quarta 5 e 6 
Quinta 7 e 8 
Sexta  9 e 0 
Antecipação de feriados

Em resumo, a Prefeitura de São Paulo está encaminhando um projeto de lei para a Câmara Municipal analisar em regime de urgência a antecipação dos dois últimos feriados municipais restantes em 2020. Em nota, o prefeito afirma:

Nos feriados municipais onde se comemoram os Corpus Christi e a Consciência Negra seriam excepcionalmente e somente esse ano pontos facultativos. Vamos manter a celebração das datas, mas sem o feriado obrigatório. Aproveitaremos o fato de que a maioria das pessoas não trabalha em feriados para garantir uma adesão ainda maior ao isolamento social. Vou sugerir ao governador João Doria que faça o mesmo e antecipe o feriado de 9 de julho para ganharmos mais um dia de pausa. 

Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Tuma, o projeto será debatido com a celeridade necessária. “Já dialogamos com os líderes partidários na Câmara e convocamos uma sessão para amanhã (18/05), às 15 horas”, explicou. 

Abaixo o post no Facebook da Prefeitura:

A partir de hoje (18), o rodízio tradicional de carros na cidade foi retomado. A medida foi publicada em edição extra do…

Publicado por Cidade de São Paulo em Domingo, 17 de maio de 2020

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, sonhando com #NewYork2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *