Setembro Violeta | Campanha celebra o Mês Mundial da Doença de Alzheimer e traz reflexão

Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Então, neste mês a Campanha Setembro Violeta reforça a conscientização da população referente à demência e auxilia com ações de prevenção em todo o País.

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos – a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. O dia 21 de setembro destaca-se por ser o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer.

Por isso, o Setembro Violeta é o mês mundial de conscientização sobre doença. É uma campanha que visa reforçar sobre os sinais da patologia e orientar a população para o diagnóstico precoce.

A doença é dividida em três estágios: inicial, moderada e grave. O primeiro sinal é a perda de memória recente. Com o avanço da enfermidade, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota (esquecer fatos antigos), dificuldade para falar, realizar tarefas simples e falta de coordenação motora, além de agressividade e irritabilidade.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e não tem cura, mas pode ser controlada. Com os avanços da medicina e o tratamento adequado, os pacientes podem ter uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor. Para isso, é necessário o acompanhamento com o médico especialista.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×