Boa notícia | Argentina age rápido e reduz a intensidade da praga de gafanhotos

A Argentina trouxe uma boa notícia para a sua população e de quebra também para o Brasil. De acordo com o último boletim divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar do País (Senasa), a ação realizada com aviões para aplicação de inseticidas na tarde de ontem (2) conseguiu reduzir a intensidade da praga de gafanhotos. Segundo levantamento de especialistas do setor, a praga é composta por milhões de insetos.

A nuvem de gafanhotos está parada na cidade de Paraje El Descanso, dentro da província de Corrientes. Mesmo com a diminuição da praga, até o fim da tarde desta quinta, os insetos não saíram do local.

E O BRASIL?

Os gafanhotos estavam próximos de nós, mas dois eventos ajudaram a conter o avanço dos insetos – o frio que atinge o sul do País e o ciclone Bomba que atingiu a região.

Marco Antonio do Santos, meteorologista da Rural Clima, em entrevista ao G1, explica:

Nós tivemos duas ondas de chuva no Rio Grande do Sul, uma no sábado, que foi pouca e depois tivemos o ciclone, com chuvas severas e a chegada do frio. Hoje, diante das atuais condições climáticas, não acredito que a nuvem chegue ao Brasil”.

CURIOSIDADES

Os gafanhotos vivem em torno de oito meses. Ele é considerado uma das piores pragas da agricultura brasileira. Pois pode causar danos em áreas muito grandes, ainda mais por serem as áreas de plantio seus habitats favoritos. O inseto é capaz de comer o correspondente a seu peso por dia, se alimentam desde gramíneas e pastagens até roupas e móveis e, por esse motivo, não é à toa que o Governo brasileiro gasta anualmente cerca de um milhão de dólares em inseticidas químicos para controlar os gafanhotos.

Nome popular: Gafanhoto
Nome científico: Tropidacris collaris
Local: Está presente em praticamente todos os ambientes, em toda a América tropical. Se alimenta de folhas e por isso é considerado uma praga para a agricultura.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, sonhando com #NewYork2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×