Carro | Confira dicas para não ter problemas com o veículo parado na quarentena

Além de não ser um período fácil para nós, humanos, o período de quarentena pode ser complicado para outro companheiro nosso de quase todo dia. O veículo parado, como boa parte dos motoristas sabem, pode ser sinônimo de problema. Então, caso não tenha necessidade de utilizá-lo por um grande período, compartilhamos algumas dicas para a correta manutenção do seu carro.

Limpeza

Limpe o carro, tanto a parte externa, como interna. No painel, a higienização pode ser feita com o álcool isopropílico, o mesmo para limpar eletrônicos. Se o material não estiver disponível, faça a limpeza com um pouco de detergente neutro. Você pode optar por cobrir o veículo com uma capa, para protegê-lo do acúmulo de poeira e também do sol e da chuva.

Rodas pro ar

Se o carro for ficar parado por mais do que dois meses, é interessante deixá-lo sobre cavaletes. Isso evita que os pneus fiquem deformados, com o contato prolongado com o chão. Caso não consiga, esteja ciente de encontrar seus pneus murchos após o período de isolamento (que bad, hein?).

Como orienta a página do Auto Esporte, depois do segundo mês parado, o carro pode ficar com os pneus murchos e “quadrados”, causando um desconforto na rodagem. Desta forma, assim que o veículo voltar a rodar, será preciso fazer uma avaliação com um profissional.

Freio de mão solto

Para que os componentes dos freios não grudem, a recomendação é deixar o freio de mão solto. Caso faça isso, será necessário apoiar o carro com itens para não deixá-lo “solto” durante sua parada.

Cuidado com os fluidos

Se o período de quarentena for estendido por mais de 3 meses, é prudente deixar o mínimo de combustível no tanque. Isso porque gasolina e álcool podem estragar no reservatório. Caso necessário, procure um local adequado para realizar a troca do combustível quando retornar às atividades. O mesmo vale para o óleo lubrificante, que também tem validade.

Bateria desconectada

Para os carros mais antigos, mesmo com o veículo parado, alguns itens “puxam” carga da bateria. Por isso, quando um dos passos para preparar o carro para a quarentena é desconectar os cabos da bateria. Nesse caso, é preciso desconectar os soquetes, começando pelo polo negativo, coberto normalmente por uma tampa plástica preta. Em seguida, faça o mesmo com o polo positivo, que costuma ter a tampa vermelha. Nunca encoste nos dois polos ao mesmo tempo.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, sonhando com #NewYork2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *