Osasco/SP | Cidade reúne lideranças nacionais em Políticas Públicas sobre Drogas. Confira!

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPOD) realizou na última sexta, dia 24, na Prefeitura de Osasco, a Conferência Intermunicipal do 1º Fórum Temático de Políticas Públicas sobre Drogas. A equipe da Agência Grita São Paulo esteve presente e fez a cobertura fotográfica do evento. O auditório ficou cheio para receber autoridades políticas e sociais de todo País dedicadas ao acolhimento dos cidadãos vítimas do alcoolismo e das drogas.

Destacamos algumas das autoridades presentes:

➡️ Dr. Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), do Ministério da Cidadania;
➡️ Eliana Borges, coordenadora de Políticas Sobre drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado;
➡️ Dr. Marcelo Ribeiro, conselheiro estadual de Políticas Sobre Drogas, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo;
➡️ Rogério Lins, prefeito de Osasco;
➡️ Professor Ednilson Santos de Oliveira, presidente fundador do Instituto IDE e coordenador do Conselho Tutelar de Osasco/Centro;
➡️ Pastor Jonas Mello, presidente do COMPOD.

Foram apresentadas as seguintes novidades:

✅ A nova Cartilha COMPOD sobre Protocolos de Atendimento aos usuários de álcool e outras drogas;
✅ O Selo “COMPOD Digo Não às Drogas” através da Lei N°. 80/2021;
✅ A Conta bancária do Fundo COMPOD (Lei N°.5.173/2022), pela qual será iniciada a Campanha arrecadatória para o fundo.

O Dr. Quirino esteve presente para assinar o convênio de cooperação técnica na área de prevenção na cidade de Osasco. Será realizada a construção e implantação do plano municipal de políticas públicas sobre drogas.

O Governo Federal tem como missão garantir a melhor chance aos cidadãos. Parabenizo a todos os pares pela brilhante condução aqui no município e certamente a ampliação na região irá trazer muitos avanços”, pontuou o secretário.

As perspectiva dos envolvidos são muito boas. Este foi um passo importante para a ampliação da medida dos municípios vizinhos de Osasco. O encontro é uma parceria do COMPOD com a Prefeitura e a Câmara Municipal.

A coordenadora Eliana Borges intermediou o acordo entre o Estado de São Paulo e Osasco e região com as três clínicas a serem implantadas do “Programa Recomeço”. A medida visa prestar serviços de atenção a pessoas que sofrem de transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Será feito o acolhimento e tratamento em caráter voluntário.

vereadora Elza

O Conselheiro Ednilson Santos falou conosco:

Foi um evento muito importante pra nossa região, pois deu um passo fundamental ao instituir o fundo de arrecadação. Melhor ainda, pois já está trabalhando as políticas em Osasco. Os COMADs ainda não estão todos ativados, com exceção de Barueri. Um grupo célebre de pessoas à disposição dessa articulação regional. Faremos muito bem às milhares de pessoas carentes deste amparo”.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Assisto muitas sérias e atualmente meu maior vício são as médicas (Greys, The Good Doctor, New Amsterdam e The Resident) #LetsgotoCanada2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.