Direitos do Consumidor | Ordem dos Advogados do Brasil lança cartilha “Covid-19 (Coronavírus)”
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, em meio a pandemia do novo Coronavírus, lançou uma cartilha com orientações específicas para a situação pela qual estamos passando. Chamada de “Direitos do Consumidor – Covid-19 (Coronavírus)“, primeiramente, o material explica as novas regras válidas para a população, diante da declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional pelo Ministério da Saúde.
A cartilha foi elaborada pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB São Paulo. As orientações pertinentes e corretas das relações de consumo são essenciais neste momento.
Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB/SP, comenta:
Em síntese, os textos têm o objetivo de esclarecer dúvidas que estão surgindo em função dos esforços governamentais e privados para prevenção da proliferação do vírus e que geram efeitos nas relações de consumo: planos de saúde, limites de compras, cancelamento de viagens, serviços essenciais, aumento abusivo de preços, cancelamento de contratos de eventos.
Segundo o texto divulgado pelo órgão, o trabalho da Comissão continua com estudos e elaboração de conteúdo técnico sobre as questões que venham a surgir nas próximas semanas.
Clique aqui e leia a cartilha na íntegra!
Leia mais sobre o coronavírus
NÚMEROS DE 29/3/2020 I Brasil tem 136 óbitos e 4.256 casos confirmados de Coronavírus
Contudo, subiu para 4.256 casos confirmados da Covid-19. Em relação aos óbitos, também houve elevação e agora são 136. Esses novos dados foram divulgados agora há pouco (às 16h35 de 29 de março) pelo Ministério da Saúde. A taxa de letalidade subiu de 2,8% até o sábado para 3,2% neste domingo. O número de casos confirmados aumentou em 352 no balanço deste domingo. Até o sábado, eram 3.094 confirmado
Ministro da Saúde mostra firmeza e diz que se pautará por critérios técnicos e ciência
Ademais, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, sem dúvida alguma deve ser um dos mais pressionados pela pandemia da Covid-19, até porque o presidente Jair Bolsonaro tenta de todas as formas mandar o povo para as ruas. Nos dados divulgados de hoje (28), com 114 mortes e 3.904 casos confirmados de Coronavírus, Mandetta se posicionou sobre diversos assuntos e mostrou mais firmeza.