fbpx

Enem 2018 – Manipulação na internet é o tema da redação deste ano

Quem diria que as eleições 2018 implicariam diretamente no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não é mesmo? Coincidência ou não, a redação, item de grande peso na nota final do aluno, teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Em contraponto disso, vivenciamos há poucas semanas como as redes sociais foram decisivas para a escolha do nosso novo presidente. A primeira parte da prova foi ontem (4) e a segunda será no domingo, dia 11.

Por mais que fosse tentador focar nas fake news, é importante observar que os textos motivadores, aqueles que se deve ler antes do início da redação, não focavam neste ponto, apesar delas fazerem parte do contexto da manipulação. Reportagens de autoria da BBC Future, Jornal El País e do Pepe Escobar deram o norte para a criação dos textos. O fato do tema ser atual e amplamente divulgado ajudou muitos alunos.

DEPOIMENTO – Fabiana Fernandes, 29 anos, foi realizar o exame pela segunda vez na vida neste domingo. Ela afirma que as questões em geral não diferem de uma prova, em suas palavras “convencional”, porém teve surpresas. “Uma das questões falava sobre o linguajar LGBT e foi bom ver um tema como este não ter sido caricato na hora de expressar a questão. A redação não me surpreendeu e foi um excelente tema”.

Os alunos fizeram provas das matérias de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo domingo (11), as provas serão de Química, Física e Biologia. Ao todo, mais de cinco milhões de pessoas concorrem a vagas em universidades de todo o País. E nem o horário de verão foi capaz de tirar elas de seu caminho. Nós da AGSP desejamos sorte para todos os concorrentes e sucesso na construção de seu futuro!

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, já tenho meu próximo destino: Ushuaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *