fbpx

Leonardo Euler é nomeado novo presidente da Anatel

Foi anunciado nesta segunda (5) o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Leonardo Euler Morais. O fato trouxe à tona o polêmico assunto de limite de dados da internet fixa. Em 2016, durante uma sabatina no Senado, Euler afirmou ser contra a limitação, pelo menos por enquanto. Uma liminar foi emitida na época e ela proíbe as operadoras de limitarem os dados dos clientes. Em 2019 deverá haver um veredito sobre o caso.

SAIBA MAIS – Leonardo Euler é economista e atua na Anatel desde 2006. Seu último trabalho era como membro do conselho administrativo e relator de processos e também vinha atuando como presidente do Comitê de Espectro e Órbita da Agência. Segundo a Agência Estado, ele postulou pela vaga de presidente com Moisés Moreira, indicado pelo atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

Sobre a liminar e o assunto de limitação da internet, o novo presidente da Anatel disse: “Eu considero que a decisão do Conselho Diretor foi correta quando avocou o processo para si e proibiu, por tempo indeterminado, a implementação de quaisquer restrições associadas à franquia associada à precificação baseada em uso até que ela se manifeste de forma derradeira sobre o tema”.

Em 2019 o debate sobre o tema da franquia de dados na internet deve voltar e só então teremos um novo posicionamento do presidente da Anatel. Euler já se mostrou à favor da modernização do setor de telecomunicações. Sobre isso, umas das áreas que a agência já trabalha é sobre o uso da faixa de 2,3 GHz para o 5G. Também já foi prometido que vão ser realizados testes com a tecnologia em breve.

Vamos aguardar chegar 2019 para conferir como serão as conversas sobre a questão da internet e novas melhorias no setor de telecomunicações no Brasil. Acompanharemos esta questão de perto, sempre de olho nos direitos do consumidor.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Um comentário em “Leonardo Euler é nomeado novo presidente da Anatel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *